R.PENA: Agricultores conhecem apoios ao rendimento disponíveis

2022-02-22 16:30:43

Novo Plano Estratégico da Política de Agricultura Comum inicia em 2023 e prolonga-se até 2027.


O Auditório Municipal de Ribeira de Pena, acolheu esta terça-feira, 22 de fevereiro, um colóquio sobre os apoios ao rendimento, organizado pelo Município de Ribeira de Pena e a CONFRAGI, Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

O colóquio deu a conhecer aos agricultores a Política de Agricultura Comum (PAC) e todos os apoios disponíveis, tais como os pagamentos diretos, nomeadamente o regime de pagamento base, o pagamento ecológico (greening), o pagamento redistributivo, os apoios aos jovens e os apoios ligados à produção (vacas leiteiras, ovinos e caprinos), a ainda questões sobre o desenvolvimento rural, em particular a manutenção de atividade agrícola em zona desfavorecida, em que se insere o concelho de Ribeira de Pena, e as medidas agroambientais.

A sessão contou com a presença da Técnica da CONFAGRI, Isabel Santana, que esclareceu as medidas referentes aos apoios ao rendimento e o Vice-Presidente, Luís Ferreira que na abertura da sessão realçou a importância destas ações na medida de uma melhor rentabilidade e aproveitamento das explorações agrícolas.

Na sessão fez-se também referência ao novo PEPAC- Plano Estratégico da Política de Agricultura Comum, que se irá iniciar no próximo ano 2023 e se prolongará até 2027 e as alterações que vão surgir aos apoios de rendimento.

‘’Uma gestão ativa de todo o território baseada numa produção agrícola e florestal inovadora e sustentável é a visão que sintetiza a estratégia nacional para o novo Plano Estratégico da Política da Agricultura Comum’’, refere a autarquia.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso