CHAVES: Carlota Amorim eleita Presidente da Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

2022-02-23 09:19:20

Aluna do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Carlota Amorim, foi a candidata do Agrupamento à Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, no Ensino Secundário, e foi eleita Presidente de Mesa pelos seus pares.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República que visa educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, e procura dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.
O processo de eleição dos membros da Mesa decorre em fase prévia à Sessão Distrital e integra três fases: uma primeira fase de perguntas a cada candidato, seguida de uma segunda fase de debate entre os candidatos e de uma prova de leitura, para avaliar capacidades de expressão e liderança, conhecimento das regras regimentais de condução dos trabalhos da Sessão e competência na área da leitura; e, por fim, uma terceira fase de eleição do Presidente, Vice-Presidente e Secretário(a) da Mesa da Sessão Distrital, que determinou a vitória da aluna Carlota Amorim, que será a Presidente da Mesa na próxima Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, prestigiando o Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães e o concelho de Chaves.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso