V.P. AGUIAR: Autarquia lança campanha para o uso eficiente da água

2022-02-23 16:23:48

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar está a promover uma campanha de sensibilização junto da população para o uso eficiente de água e alerta para o facto de que em toda a água do planeta, apenas 1% pode ser usada para consumo.

Segundo a autarquia, presidida por Alberto Machado, a campanha de sensibilização, arrancou esta quarta-feira, 23 de fevereiro e tem como objetivo sensibilizar a população para mudanças de comportamentos e de hábitos no seu dia-a-dia, na boa gestão da água.

Portugal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), encontra-se em situação de seca extrema e todas as instituições, quer públicas, quer privadas, têm um papel ao longo do ano de mitigar e sensibilizar para o uso eficiente da água.
Gestos tão simples como o fechar da torneira enquanto se lava os dentes ou se ensaboa, duches de apenas 5 minutos, redutores de caudal nas torneiras ou evitar a torneira aberta enquanto se lava a louça são alguns dos conselhos que a autarquia vai fazer chegar a casa das pessoas.
Conforme anunciado pelo Governo no passado dia 01, devido à seca em Portugal continental, já existem limites à produção de energia em várias barragens: Alto Lindoso/Touvedo, Vilar – Tabuaço, Alto Rabagão, Cabril e Castelo de Bode. Recorde-se que mais de metade do território de Portugal continental (57,7%) estava no final de dezembro em situação de seca fraca, tendo-se registado uma ligeira diminuição na classe de seca severa e um aumento na seca moderada, segundo dados do IPMA.


Paulo Silva Reis
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso