R.PENA: Centro de Saúde presta homenagem às mulheres

2022-03-08 16:06:55

O Centro de Saúde de Ribeira de Pena prestou esta terça-feira homenagem a todas as mulheres, dada a celebração do Dia Internacional da Mulher assinalado a 8 de março com a entrega de uma flor a todos os utentes.

As flores, azuis e amarelas, foram realizadas à mão e com carinho pelas funcionárias do Centro de Saúde de Ribeira de Pena.

Esta iniciativa que iniciou por uma ação de sensibilização pretende mostrar “um tributo contra a violência doméstica, e com as cores prestar uma homenagem também à Ucrânia, cores estas que também são as do Concelho de Ribeira de Pena”.

O Dia Internacional da Mulher teve origem num movimento operário que se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.

As suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários mais justos e direito ao voto. A origem da homenagem à mulher remonta a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911 e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens.

Inicialmente, essa data apenas pretendia revindicar por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e violência.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso