As Equipas Multidisciplinares do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) reuniram com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega para realizar um balanço da iniciativa.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) reuniu na quarta-feira, dia 2 de março, com as Equipas Multidisciplinares dos Municípios do Alto Tâmega, destacadas para o efeito, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).
O PIICIE é “um projeto que está a ser desenvolvido em todos os municípios do Alto Tâmega, cujos objetivos são promover a melhoria do sucesso educativo dos alunos reduzindo a saída precoce do sistema educativo, potenciar a motivação para a aprendizagem e valorizar a cidadania ativa e a criatividade, combatendo o insucesso escolar e reforçando as medidas que promovem a equidade no acesso à educação. Constitui assim, um instrumento estratégico da maior importância na construção de mais sucesso educativo e garante de um futuro melhor na região”.
Segundo a CIMAT, esta reunião serviu, essencialmente, dois propósitos. Em primeiro lugar, auscultar todos os membros das equipas multidisciplinares sobre aquela que é a perceção destes relativamente à primeira edição deste projeto e, em segundo lugar, planear o lançamento dos trabalhos da nova edição.
As equipas multidisciplinares, constituídas por técnicos das mais diversas áreas, promovem a educação de recursos acrescidos, em interação com o trabalho dos docentes e outros técnicos já presentes nas escolas
“De uma forma geral, o feedback dado pelos elementos das equipas foi bastante positivo, sendo que quase todos referiram o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto, quer pela comunidade escolar, quer pelos encarregados de educação dos alunos beneficiários dos programas, justificando assim a necessidade de lhe dar continuidade”.
No que se refere aos constrangimentos assinalados, a falta de capacitação inicial das equipas, a dificuldade de comunicação com alguns agrupamentos escolares e a pandemia causada pela COVID-19, foram referidos como os principais entraves ao desenvolvimento inicial dos trabalhos.
A equipa da Quaternaire, consultora responsável pelo acompanhamento e avaliação do projeto, recolheu os contributos das equipas, fazendo uma breve avaliação do estado da arte relativamente aos PIICIE municipais e propôs a metodologia de desenvolvimento do trabalho, apresentando como próximo passo o agendamento de reuniões de trabalho com cada uma das equipas.
A reunião foi conduzida pelo Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves, que defendeu a importância do projeto para a região, na medida em que o combate ao insucesso escolar contribuirá para a formação de jovens mais preparados para enfrentar desafios e criar oportunidades e dessa forma contribuir para o desenvolvimento da região.
Referiu ainda a necessidade da colaboração das escolas com os municípios e com a comunidade, reforçando a importância dessa parceria para atingir os objetivos do projeto, não esquecendo que, para que tal aconteça e tendo também em conta o processo de descentralização de competências neste setor, “é necessário que as escolas estejam alinhadas com os municípios e vice-versa, que se estabeleça uma cooperação entre atividades e que olhem para estas equipas como parceiros”, acrescentou.