A semana do dia internacional da mulher ficou marcada, no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, pela certificação de quatro distintas mulheres que, ao longo da sua vida, granjearam competências, as quais lhes permitiu obter o nível B3 de qualificação escolar, disse o Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães.
Ao longo dos seus processos de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), as quatro formandas “construíram os seus portefólios com recurso às suas experiências de vida e formação complementar interna sempre acompanhadas, com todo o rigor, por uma equipa técnico pedagógica de grande experiência em educação e formação de adultos”.
O Processo RVCC desenvolveu-se na aldeia de Sapelos, concelho de Boticas, nas instalações da antiga escola primária. Todavia, em determinado momento, o espaço tornou-se pequeno perante a grande vontade de “ saber mais” e diante de uma imensidão de recursos de aprendizagem que o concelho de Boticas oferecia. Daí várias das sessões de balanço de competências terem ousado sair do espaço da escola para se consubstanciarem em sessões não formais de formação que passaram pela visita à Biblioteca Municipal de Boticas, ao Centro de Artes Nadir Afonso, ao PAVT (Parque Arqueológico do Vale do Terva), parque este, que também integra a aldeia de Sapelos. Entre outras atividades realizadas destaca-se ainda, as relacionadas com o Plano Nacional de Leitura, nomeadamente o assinalar do dia 1 de fevereiro, dia da Leitura em Voz Alta com leituras em voz alta realizadas no grupo.
O poder de comunicação das adultas nas suas provas de certificação “foi notório e envolveu o júri numa audiência que se prolongou para além da hora marcada, tal foi o interesse que despertaram com a riqueza das suas apresentações”.
O Programa Qualifica apresenta-se também como “uma iniciativa de grande justiça social, por criar uma igualdade de oportunidades às mais diversas pessoas, sobretudo a mulheres que sofreram as consequências das iniquidades geracionais e territoriais dos tempos em que viveram, não sendo demais salientar este aspeto no seguimento das celebrações do Dia Internacional da Mulher”. A missão dos Centros Qualifica centra-se na população adulta que, pelos mais diversos motivos, interromperam os seus processos educativos e formativos.