CHAVES: Autarquia felicita o RI 19 pelos 213 anos de existência

2022-03-26 09:37:32

O Regimento de Infantaria Nº 19 fez na última sexta feira, 25 de março, 213 anos de existência.


Numa nota de reconhecimento, o Município de Chaves congratulou o Regimento de Infantaria Nº 19, pelo seu aniversário. “Há 213 anos, a 25 de março de 1809, o Tenente-General Francisco da Silveira comandou a retoma da cidade de Chaves, contribuindo para derrotar o exército invasor francês. Está aquartelado em Chaves desde 1884, tendo sido formado em Cascais em 1806'', escreveu a autarquia flaviense.

Recorde-se que a história da cidade flaviense ficou marcada, em grande parte, pelas memórias e tradições das unidades militares. Primeiramente conhecida como Infantaria de Chaves, uma vez que os regimentos eram designados tradicionalmente com o nome da cidade ou vila onde se aquartelavam ou faziam guarnição, ainda hoje é relembrada pelos atos heroicos de glória dos seus soldados, muitas vezes vangloriados pelo seu comportamento de bravura em várias Frentes.

O Município parabenizou assim, todos os militares e civis que prestam ou prestaram serviço no Regimento de Infantaria N.º 19, honrando a divisa ''Sempre Excelentes e Valorosos''.

Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso