REGIÃO: Criado Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro

2022-03-26 15:08:41

O novo centro resulta de uma parceria entre o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e os Agrupamentos de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, do Douro I e II, no sentido de aproximar ensino, investigação e cuidados de saúde.


A portaria do Governo que confere o estatuto de Centro Académico Clínico (CAC) de Trás-os-Montes e Alto Douro foi publicada a 25 de março em Diário da República, tendo como principal objetivo a promoção da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações.

O CAC de Trás-os-Montes e Alto Douro resulta de um consórcio entre o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e os Agrupamentos de Centros de Saúde de Trás-os-Montes – Alto Tâmega e Barroso, do Douro I – Marão e Douro Norte e do Douro II – Douro Sul, representados pela Administração Regional de Saúde do Norte.

Com esta formalização, e de acordo com o CHTMAD, as estruturas de ensino, investigação, inovação e cuidados assistenciais, na área da saúde, vão cooperar no sentido de promover e potenciar as diversas áreas do saber.

Pretende-se assim, “aplicar o conhecimento e a evidência científica na prestação de cuidados de saúde na região, melhorar a cobertura qualificada ao nível de cuidados de saúde adequados às comunidades dos diversos contextos territoriais”.

“É com muita satisfação que o Conselho de Administração partilha a notícia deste projeto, muito desejado e muito importante para a população, para a região e para as instituições envolvidas”, referiu o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Com sede na UTAD, o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro “será uma mudança do paradigma na prestação de cuidados de saúde. É um projeto verdadeiramente inovador, assente na filosofia ‘one health’ e que permitirá um maior avanço na aplicação do conhecimento e da evidência científica aos serviços e à prática clínica, contribuindo para a melhoria generalizada dos cuidados de saúde”, destacou o reitor da UTAD Emídio Gomes.

A candidatura foi formalizada em dezembro de 2022.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso