O Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins vai participar no estudo PISA 2022 (Programme for International Student Assessment), que avalia as competências dos alunos de 15 anos de idade para usar, extrapolar, aplicar conhecimentos e capacidades em situações que visam reproduzir contextos próximos da realidade, anunciou o Agrupamento.
Portugal participa no estudo PISA 2022 com 231 escolas, 231 diretores de escola, cerca de 12 000 alunos, 12 000 pais e encarregados de educação e, aproximadamente, 4 000 professores selecionados aleatoriamente pela equipa do IAVE, Instituto de Avaliação Educativa.
Os alunos selecionados responderão a questões sobre literacia de Leitura, de Matemática e de Ciências. Também responderão a um questionário sobre o seu percurso escolar, sobre a escola e sobre o que aprendem nela. O teste e o questionário PISA serão respondidos em computador. Pede-se, ainda, aos encarregados de educação que respondam a um questionário, em suporte de papel, sobre o contexto familiar do aluno.
Os resultados são confidenciais, não afetam a avaliação individual e serão tratados anonimamente, não havendo lugar à divulgação de resultados individuais de alunos ou de escolas, mas apenas resultados nacionais.
O estudo PISA 2022, aplicado aos alunos, decorrerá na: Escola Secundária Dr. Júlio Martins, a 8 de abril de 2022.
Foto: Carlos Daniel Morais