CHAVES: “Tecnologia na Escola” vence OP da Escola Dr. Júlio Martins

2022-03-30 11:05:12

Projeto “Tecnologia na Escola” foi o vencedor do Orçamento Participativo (OP) da Escola Dr. Júlio Martins. A iniciativa foi subscrita pela aluna Ana Dias e apoiado maioritariamente pelos seus colegas da turma C do 7º ano de escolaridade.


No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas, os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário da Escola Dr. Júlio Martins puderam decidir quais as melhorias a introduzir no estabelecimento, dando resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a participação cívica, livre e democrática.

Na Escola Dr. Júlio Martins em Chaves o projeto vencedor foi proposto pela aluna Ana Dias com o nome “Tecnologia na Escola” e obteve 88 votos, 27,76% das votações.

O Orçamento Participativo das Escolas decorre a nível nacional e é coordenado pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação I.P., em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e pretende que os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário identifiquem claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para o benefício do espaço escolar ou dos processos de ensino aprendizagem em prol de toda a comunidade escolar.

Para isso os estudantes elaboraram projetos, até ao final de fevereiro, tendo, obrigatoriamente, cada um de ser subscrito, individualmente, por um estudante proponente, ou em grupo, por um máximo de cinco estudantes e serem apoiados, pelo menos, por 5% dos alunos da escola.

Foram apresentados ao escrutínio eleitoral cinco projetos, a “TV Júlio – televisão da escola Dr. Júlio Martins” (82votos/ 25,87 %), “Tecnologia na Escola” (88 votos/27,76 %), “Adaptação de uma sala para atividades extracurriculares” (17votos /5,36 %), “Bancos para todos” (60 votos/18,93 %) e “Blackouts pretos / Projeto às escuras” (70/22,08 %).

A eleição decorreu a 24 de março, tendo saído vencedor o projeto “Tecnologia na Escola”, que será financiado com cerca de mil euros.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso