O Presidente da Câmara Municipal de Montalegre reclama medidas urgentes para reduzir estragos causados por javalis.
As culturas agrícolas do concelho são constantemente ameaçadas pelo ataque de javalis e o autarca de Montalegre continua a reclamar medidas urgentes para mitigar esta praga. Orlando Alves fala mesmo em ''drama do mundo rural''.
O Presidente do Município barrosão garante que tem apresentado, junto de várias entidades, a sua preocupação para um problema que tem afetado a economia do território e que na sua opinião, podia ser combatido com batidas sistemáticas, e devidamente autorizadas ao longo de todo o ano em Portugal e Espanha.
“O javali é um drama. O concelho dentro de pouco tempo passa a ter mais javalis do que pessoas. É um drama do Mundo rural. O javali, se não tiver onde se alimentar, ataca as pessoas. O nosso território é vítima da discrepância de calendário que existe entre Portugal e a Galiza (Espanha). Os animais nas zonas raianas, a partir do mês de agosto, época onde são realizadas as batidas na Galiza, passam a refugiar-se em Portugal. Deste modo, até outubro, época das colheitas, altura em que os campos estão ''verdinhos'' e as culturas estão ''saborosas'', é um fartar vilanagem! Saem onde são perseguidos, instalam-se por aqui e não há campo nem sementeira que sobreviva”, afirma o autarca.
A situação já foi transmitida ao anterior Ministro do Ambiente, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF),e mais recentemente numa reunião com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). “Infelizmente, deixaram-nos com muitas promessas, mas depois chegam a Lisboa e tudo é esquecido (…) Gostaríamos que estes contributos fossem percebidos por quem está sentado num gabinete em Lisboa e que nunca teve oportunidade de ver um javali”, acrescenta com esperança que a situação seja invertida.
O javali é um mamífero cuja população tem aumentado muito nos últimos anos e para a qual se espera uma harmonização do calendário venatório entre Portugal e Espanha.
Sara Esteves
Foto: DR