MONTALEGRE: CERCIMONT avança com criação de Lar Residencial

2022-04-06 15:43:49

A candidatura da CERCIMONT ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais de 3ª Geração (PARES) foi aprovada e vai permitir criar um Lar Residencial e substituir as atuais instalações do Centro de Atividades e Capacitação Inclusão (CACI) para pessoas com deficiência.


O projeto do futuro Centro de Atividades e Capacitação Inclusão (CACI) e Lar Residencial da CERCIMONT (Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montalegre, CRL), a instalar no loteamento da Veiga, um terreno cedido pela Câmara à instituição, foi escolhido pelo programa PARES para beneficiar de financiamento público.

Serão mais de 2,3 milhões de euros para a criação destas duas estruturas que irão permitir melhorar a qualidade do serviço que é prestado aos utentes desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). O projeto do Lar será direcionado para 30 utentes com deficiência e promete a criação de mais 20 empregos. Já o CACI vai garantir a continuidade dos atuais 30 utentes do concelho e dos 12 postos de trabalho.

Atualmente a CERCIMONT encontra-se nas antigas instalações da escola preparatória de Montalegre onde presta com esforço cuidados a pessoas com deficiência em condições precárias, entre serviço de alimentação, apoio na área da reabilitação, cuidados de higiene e desenvolvimento de formação, capacitação, integração, ocupação e animação.

Lançado pelo Governo em 2020 como uma “forma de responder à pandemia”, o programa PARES recebeu um total de 1.100 candidaturas, tendo sido aprovados 365 projetos. O Lar Residencial resulta de um investimento superior a 1,4 milhões de euros e terá uma comparticipação financeira de 982 mil euros (70%) e o CACI tem o custo de 820 mil euros e de apoio financeiro de 616 mil euros (75%).

“Os projetos já estão aprovados, conseguimos ver ultrapassados alguns conflitos e está tudo resolvido. Os projetos estão licenciados e no futuro estas estruturas irão resolver situações sociais precárias. Estes projetos são muito importantes a nível local e regional, nomeadamente na resposta social, no emprego e na dinamização económica e social de Montalegre”, referiu o Presidente da Cercimont, Fernando Rodrigues.

De recordar que o local para a construção do lar residencial e CACI causou alguma controvérsia junto de alguns moradores do Loteamento da Veiga, que estavam contra o local escolhido para o projeto. Contudo, esse desentendimento terá sido ultrapassado, tal como referiu o Presidente da instituição.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso