CHAVES: Aulas de hipoterapia já arrancaram

2022-04-06 17:33:37

Sessões de hipoterapia para pessoas com necessidades educativas especiais decorrem no Picadeiro do Quartel da GNR de Chaves.

No âmbito do protocolo assinado, a 24 de fevereiro, entre a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Vila Real e o Município de Chaves, já foi dado início às sessões de hipoterapia no picadeiro do Destacamento Territorial de Chaves, “com reações muito positivas que nos enchem de orgulho”, explica a GNR.

A hipoterapia é um método terapêutico que recorre à interação do cavalo no sentido de desenvolver o funcionamento cognitivo, emocional ou fisiológico de pessoas com limitações, A iniciativa surgiu em 2020 e foi agora colocada em prática, após algum tempo de preparação do cavalo.

“Tivemos a preparar o cavalo para participar nestas sessões, pois tem que ser um animal, também ele, com características especiais. Tem que ser dócil e estar em absolutas condições de segurança”, salientou João Ribeiro Brito, Tenente Coronel e Comandante do Comando Territorial de Vila Real, no dia da assinatura do protocolo entre a GNR e a autarquia.

“É um privilégio ter disponível em Chaves esta resposta específica, que resulta de uma visão integrada, abrangente e humana, cujos objetivos se encontram centrados no ganho que estas sessões podem ter nos seus destinatários”, disse Nuno Vaz, Presidente do Município de Chaves aquando da assinatura do protocolo realizada em fevereiro deste ano.

O protocolo envolve a cedência do cavalo e picadeiro para as sessões de hipoterapia que contam com o trabalho de técnicos, educadores e terapeutas. Cabe à autarquia, para além da logística de transporte e manutenção, proceder à articulação com as IPSS’s e as Escolas, de forma a identificar e encaminhar os potenciais beneficiários.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso