CHAVES: Brigite Gonçalves é a nova Administradora das Termas de Chaves

2022-04-13 14:53:51

Brigite Bazenga Gonçalves sucede a Fátima Pinto Correia no cargo de Administradora Executiva das Termas de Chaves. A nova responsável já assumiu funções, no início deste mês, e garante estar entusiasmada para este projeto de extrema importância para o turismo e bem-estar da região.

Após a saída de Fátima Pinto Correia para deputada da Assembleia da República, o Conselho de Administração da empresa de Gestão de Equipamentos do Município de Chaves (GEMC E.M. S.A.), liderado pelo autarca flaviense Nuno Vaz, elegeu para a função de Administradora Executiva das Termas de Chaves, Brigite Bazenga Gonçalves.

A advogada assume agora novas responsabilidades e não esconde que abraça esta nomeação como um desafio. “Foi-me lançado o convite e após uma curta reflexão, decidi aceitar. Vejo como um desafio e estou muito entusiasmada. Estamos a falar de um projeto muito importante para Chaves. Esta empresa municipal gere uma série de equipamentos que são fulcrais na nossa cidade e no nosso concelho. Atrevo-me a dizer que são de extrema importância, turística e económica, para a região”, disse a Responsável pelas Termas de Chaves.

Do ponto de vista pessoal, Brigite Gonçalves tem pela frente funções que considera serem “muito promissoras e desafiantes na área da administração e da gestão, que são diferentes daquilo que era a carreira jurídica que eu vinha a desenvolver.”

Em termos estratégicos do plano de atividades e de orçamento, a nova Administradora Executiva das Termas de Chaves irá dar seguimento ao que já se encontrava aprovado e definido anteriormente.

“Estou a começar em abril de 2022 e portanto, estou a ‘herdar’ aquilo que já se encontrava aprovado. Além disso, fui nomeada pelo mesmo Conselho de Administração, logo pressupõe-se uma linha de continuidade e não de rutura.”

Por exemplo, um dos projetos “ambiciosos e no qual o Conselho de Administração deposita muita expectativa” é o Aqua Salutem, um complexo termal hidrodinâmico com água quente que já está em fase de execução e que vai permitir tratamentos termais ao ar livre. Uma obra que resulta de um investimento de 1,2 milhões de euros e que deverá ficar concluída em 2023.

A empresa de Gestão de Equipamentos do Município de Chaves é responsável, entre outros equipamentos, pela gestão das Termas de Chaves, do Balneário Pedagógico de Vidago, as Piscinas de recreio e lazer e o Parque de Campismo da Quinta do Rebentão.

“Qualquer um destes equipamentos tem estado em ascensão em termos de procura de utentes.”

Apesar da pandemia, que obrigou ao encerramento total em alguns períodos destes equipamentos municipais, a tendência é de crescimento garante Brigite Gonçalves.

“Se utilizarmos o ano de referência de 2019, esquecendo o interregno da pandemia, posso dizer que o primeiro trimestre de 2022 deixa-nos bastante animados relativamente àquilo que possam vir a ser os resultados a alcançar durante este ano, sendo certo que também temos a conjuntura nacional e internacional que nos obriga a falar com cautelas e reservas. Vivemos um período de guerra, uma fase que se estima que venha a ser de alguma retração e de dificuldades económicas portanto, não dá para prever qual será o comportamento das famílias e do turismo, face a estas contingências”, sublinha.

O crescimento no primeiro trimestre é mais notório, segundo a responsável, na área do bem-estar seguido do tratamento clássico. As Chaves Termas & Spa têm apostado numa linha de Dermocosmética Termal Aquae. O Balneário de Chaves abriu em fevereiro, após os habituais trabalhos de manutenção e desinfeção, a buvete das Termas está aberta ao público desde sábado, 9 de abril, e no mês de maio deverá reabrir o balneário de Vidago. Na época alta funcionarão as Piscinas do Rebentão. O Parque de Campismo está em funcionamento todo o ano.

As Termas de Chaves é um equipamento com tradição milenar que remonta à época de ocupação romana, um local onde emerge águas minerais naturais adequadas à prática do termalismo. A água mineral natural é utilizada para fins terapêuticos e reabilitação, de promoção da saúde e bem estar e prevenção de doenças.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso