REGIÃO: CCDR-NORTE garante acelerador linear do serviço de radioncologia do CHTMAD

2022-04-13 17:44:52

Com um investimento total de 50 milhões de euros que abrange 20 projetos que beneficiam toda a Região Norte entre os quais está a aquisição do acelerador linear e atualização tecnológica do serviço de radioncologia do Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), a CCDR-NORTE apresentou o seu maior financiamento comunitário.


A CCDR-NORTE apresentou esta quarta-feira um dos mais completos e robustos pacotes de sempre de financiamento comunitário a infraestruturas e serviços de Saúde no Norte.
Ao todo, a CCDR-NORTE aprovou, ao abrigo do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), um conjunto de apoios dos fundos europeus que ascende a 30 milhões de euros, distribuído por 20 projetos, num investimento total de 50 milhões de euros.
Nesse pacote de investimentos, destacam-se as apostas nos cuidados de saúde oncológicos, primários (de cariz familiar), de apoio à infância e maternidade e em serviços de Urgências hospitalares. Cerca de metade dos apoios comunitários atribuídos (acima de 13 milhões de euros) destinam-se à aquisição de equipamentos e tecnologias para serviços de diagnóstico e tratamento de oncologia.
“Os cuidados de saúde pública são um pilar da qualidade de vida, da coesão social e da competitividade de uma região. No Norte, reconhecemos a necessidade desta aposta e estes financiamentos são a consequência prática dessa aposta”, refere o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha.
A dimensão regional de parte importante destes investimentos, em áreas estratégicas como os tratamentos de oncologia e os cuidados de infância e maternidade, e a aplicação de parte destes financiamentos em concelhos de baixa densidade, em unidades de saúde familiar, são aspetos valorizados pela CCDR-NORTE nesta decisão de financiamento.
Na esfera dos cuidados de oncologia, os investimentos abrangem o Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) que vai beneficiar do financiamento de um acelerador linear e atualização tecnológica do serviço de radioncologia.
O custo total é de 4.905.675,00 € e apoiado pelo FEDER com 4.169.823,75€ que se destinamà remodelação e beneficiação do serviço de Radioncologia, através da aquisição e instalação de um novo acelerador linear e atualização tecnológica das soluções existentes.
Para Rita Castanheira, Presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, ‘’a aquisição do acelerador linear e atualização tecnológica do serviço de radioncologia
permite satisfazer as necessidades atuais de tratamentos de radioterapia a todos os
doentes oncológicos’’.
Segundo Rita Castanheira, ‘’esta melhoria considera, também, a expansão da capacidade necessária para dar resposta a toda a procura existente, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro e concelhos limítrofes da área de influência do CHTMAD, de tratamentos de radioterapia externa”, concluiu a Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Paulo Silva Reis


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso