V.P.AGUIAR: Bomba cobrava 1,65 euros antes do abastecimento de combustível

2022-04-18 15:11:03

ASAE detetou e apreendeu a bomba de combustível em prática especulativa.


Uma bomba de combustível, de gasóleo simples, de uma estação de serviço localizada no concelho de Vila Pouca de Aguiar cobrava ao consumidor valores até 1,65 euros, antes do abastecimento. O caso foi detetado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC).

Segundo a ASAE, os inspetores verificaram que,” no início de cada abastecimento, após o reset do contador e mesmo antes de ser pressionado o manípulo da agulheta da bomba, o contador alterava-se automaticamente, cobrando valores até 1,65 Euros, sem que o consumidor tenha feito qualquer abastecimento efetivo”.

Em causa estão “fortes indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e eventual crime de falsificação de notação técnica”.

Os factos foram comunicados ao Ministério Público e a bomba foi apreendida “de forma cautelar, para a respetiva perícia técnica”.

A ASAE refere que os equipamentos em causa “já tinham sido sujeitos a controlo metrológico este ano, exibindo o respetivo selo de validade e de conformidade”. Esta autoridade adianta ainda em comunicado que esta é quarta ocorrência semelhante detetada nos últimos meses.

Sara Esteves
Foto arquivo: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso