Foram assaltadas cinco igrejas em Montalegre e quatro em Valpaços.
Os concelhos de Montalegre e Valpaços foram afetados nos últimos dias por uma vaga de assaltos a igrejas. Em dois dias, nove igrejas foram assaltadas no Alto Tâmega e segundo fonte da GNR a forma de atuação é idêntica. Os assaltantes recorrem ao estroncamento das portas das igrejas e capelas e retiram as esmolas dos fiéis.
Na madrugada de sábado para domingo foram assaltadas cinco igrejas em Montalegre nas localidades de Vilar de Perdizes, Donões, Gralha, Covelães e Outeiro. Além dos danos nas fechaduras e nas portas há a registar o roubo de dinheiro, cerca de 500 euros, e de duas colunas de som estas na igreja de Vilar de Perdizes. Já na madrugada de domingo para segunda feira, 18 de abril, foram assaltadas as paróquias de Valpaços, Lebução, Sonim e Tinhela. Nestas localidades o prejuízo foi mais avultado.
Os autarcas das freguesias apelam à população que estejam atentas a pessoas e movimentos estranhos alertando as autoridades para esses comportamentos.
As autoridades já recolheram vestígios e a investigação está a cargo do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Chaves com o apoio dos diferentes postos territoriais. De recordar que em Chaves também já foram registados assaltos a paróquias há alguns meses.
Sara Esteves