CHAVES: Jovens de toda a Europa reúnem-se em Chaves pelo combate ao populismo e à desinformação

2022-04-20 12:06:05

Encontro Europeu decorrerá de 26 de abril a 5 de maio e contará com a presença de 36 jovens de Portugal, Grécia, Polónia, Hungria, Arménia e Ucrânia.

Vêm de seis países, têm entre 18 e 30 anos e trabalham como voluntários em Organizações Não-Governamentais. É já na próxima terça-feira que os 36 jovens internacionais chegam a Chaves para o projeto Europeu ‘Update me!’, coordenado pela associação juvenil Inspira!.

Oriundos de várias zonas da Europa, estes jovens trazem experiência em desenvolver projetos e iniciativas de educação cívica nas suas comunidades e em travar lutas constantes pela sensibilização das populações locais e vão utilizá-los para criar planos conjuntos para a educação em literacia dos media dos jovens de Chaves e da Europa, disse a Inspira em comunicado.

Segundo o Presidente da Inspira!, Renato Teixeira Gil, “acima de tudo, o projeto visa estimular nos jovens locais e internacionais a consciência dos perigos da nova onda populista, do sensacionalismo, das fake news e de navegar as redes e os media sem uma mentalidade crítica na abordagem à informação. Bem como, da forma como estas influenciam a formação de visões e opiniões na juventude e também nas populações de regiões mais desfavorecidas e vulneráveis como a nossa. Desta forma, motivando-os a criar ações de educação e intervenção cívica em conjunto e reforçado, assim, a posição dos jovens flavienses como veículos de mudança para a situação da região”.
De 26 de abril a 5 de maio, a Inspira! e os seus participantes, vão organizar workshops, formações, debates, simulações, intervenções de rua e peddy-papers pelas atrações da cidade, envolvendo também a população jovem local nas mesmas.

O intercâmbio terminará com uma grande apresentação final na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, com os jovens internacionais a preparar workshops criativos sobre as principais formas de manipulação de opiniões online e a apresentá-los de forma artística aos alunos da escola, seguindo-se debates abertos sobre os mesmos.

Este projeto é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, sob as diretrizes da Comissão Europeia e contará com jovens de Portugal, Grécia, Polónia, Hungria, Arménia e Ucrânia.

Segundo a associação, esta é mais uma das várias atividades de intercâmbio Erasmus+ planeadas pela Inspira! para a cidade de Chaves, que, durante o ano de 2019, recebeu vários grupos de jovens internacionais, em projetos educativos focados em temas como a discriminação de minorias, a luta ambiental ou o empreendedorismo jovem em zonas rurais. Já em maio, a associação vai-se lançar à problemática da desigualdade de género, e um outro grupo de jovens internacionais chegará para realizar ações de sensibilização para o tópico na cidade.

De acordo com Renato Gil, “o objetivo do nosso trabalho europeu é, a longo prazo, mudar o paradigma da juventude na cidade e região, promovendo a criação de oportunidades, o empreendedorismo jovem, a dinamização cultural e social e, acima de tudo a alteração da mentalidade e atitude da comunidade Flaviense em relação aos seus jovens”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso