PAÍS: Máscaras deixam de ser obrigatórias a partir de hoje

2022-04-22 12:08:29

É necessária em apenas em duas situações.


O Conselho de Ministros aprovou a declaração de situação de alerta em todo o território nacional continental e introduziu alterações às normas que vigoram atualmente, entre as quais o uso de máscara, que passa a ser obrigatório, apenas, em duas situações.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que as máscaras passam a ser obrigatórias, apenas, em ‘’locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis’’, designadamente, ‘’estabelecimentos de saúde, estruturas residenciais para idosos, unidades da rede nacional de cuidados continuados e integrados e outras estruturas desta tipologia’’; e em ''locais caracterizados pela elevada intensidade de utilização, pelo difícil arejamento e pela inexistência de alternativas à sua utilização em momentos de grande frequência, como são os transportes coletivos de passageiros''.

A Ministra frisou, contudo, que o levantamento desta obrigatoriedade não invalida a utilização recomendada de máscaras nalgumas situações como quando, por exemplo, exista algum infetado com Covid-19 em casa.

Marta Temido referiu também que o Governo decidiu revogar a obrigatoriedade do formulário de localização de passageiros de voos com destino ou escala em Portugal continental ou de navios-cruzeiro, quando atraquem em Portugal continental.
A Ministra justificou esta medida com ‘’a evolução positiva da pandemia no nosso País’’ e a ‘’estabilidade do número de internamentos e de mortes’’, cujo número é considerado normal para esta altura do ano.
Foto: Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso