REGIÃO: Proposta de opções estratégicas de base territorial do PROT-NORTE apresentada em Amarante

2023-04-01 11:02:35

Proposta prevê adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como metodologia base para o procedimento de Avaliação Ambiental.

Realizou-se esta sexta-feira, no Centro Cultural de Amarante, a 2.ª Reunião Plenária da Comissão Consultiva do PROT-NORTE (Plano Regional de Ordenamento do Território), onde foi apresentada a proposta de opções estratégicas de base territorial do Plano, sob a insígnia “Pelo NORTE, para o NORTE e com o NORTE”.

A Vice-Presidente da CCDR-NORTE, Célia Ramos, que apresentou a Proposta, salientou “a relevância de ser incontornável adotar diferentes abordagens para potenciar o alcance dos resultados”, reforçando, neste âmbito, “a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como metodologia de base para o procedimento de Avaliação Ambiental Estratégica que acompanha o processo de planeamento”.

Célia Ramos apresentou os 10 Desafios e as 35 Opções Estratégicas de Base Territorial que estruturam o PROT-NORTE, tendo sinalizado a relevância em serem obtidos contributos, até ao próximo dia 14 de abril de 2023, sobre a Proposta hoje tornada pública.

O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, destacou “um conjunto incontornável de aspetos que a Proposta desta fase do PROT-NORTE já considera, e que se revelam de extrema importância para o NORTE, na senda do cumprimento das políticas públicas emergentes, de ordem tão diversa como são o transporte de energia ou a necessidade de irrigação da vinha do Douro”.

António Cunha realçou ainda “o indispensável desígnio de o NORTE se preparar e robustecer, de modo a tornar-se resiliente perante a imprevisível e cada vez mais recorrente mudança climática, societal ou de dinâmicas económicas e industriais, alicerçando esta visão na inovação que em tanto caracteriza o NORTE”.

Articulado com o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), o PROT-NORTE visa interpretar, numa dimensão territorial, a estratégia NORTE 2030 e as suas opções estratégicas de desenvolvimento regional, tendo em vista a promoção da sustentabilidade, da coesão territorial e da competitividade da Região Norte e o bem-estar da sua população.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso