COVID-19: Números apesentados pela DGS são bem diferentes dos da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso

2020-07-20 10:19:47

Segundo a publicação da Unidade de Saúde Pública do ACES Alto Tâmega e Barroso, existem dois casos ativos da doença de COVID-19 na região, mas estes dados são bem diferentes se analisarmos o mapa diário da Direção-Geral de Saúde.

A região do Alto Tâmega registou um total de 37, casos confirmados de infetados pelo novo Coronavírus (52 no mapa da DGS), tendo a lamentar dois óbitos no concelho de Chaves.

Segundo a Unidade de Saúde Pública do ACES Alto Tâmega e Barroso, Chaves teve um total de 20 casos, Valpaços 5, Ribeira de Pena 4, Vila Pouca de Aguiar 6 e Montalegre 2. Aqui surge a dúvida, pois o mapa diário da Direção-Geral de Saúde (DGS) apresenta valores bem diferentes. Chaves teve um total de 30 casos, Valpaços 9, Ribeira de Pena 3, Vila Pouca de Aguiar 7 e Montalegre 2 ou seja um total de 52 infetados, números bem diferentes dos 37 avançados pela Unidade de Saúde Pública do ACES Alto Tâmega.

Intrigada com a situação, a Sinal TV tentou perceber o que de errado se estava a passar para os números serem tão diferentes e poderem estar a causar grandes dúvidas na população. Foi a própria Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, quem esclareceu: “O número de casos confirmados por concelho pode não coincidir com o valor constante no relatório de situação divulgado diariamente pela Direcção-Geral da Saúde, porque a Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso utiliza, na sua classificação, o concelho de residência habitual, enquanto a Direção-Geral da Saúde utiliza o concelho de residência fiscal”, referiram.

Assim sendo, desde 9 de Março e até este domingo, foram notificados 37 casos confirmados na Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega. Este número inclui todos os casos notificados, independentemente do seu desfecho. Dos 37 casos confirmados, 2 encontram-se em fase ativa da doença, 33 encontram-se recuperados e temos a lamentar 2 óbitos e também aqui, apenas são contabilizados os óbitos de casos confirmados que se encontravam a residir na Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega durante a pandemia de Covid-19.





Paulo Silva Reis

Foto Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso