PAÍS: Plano de Vacinação deve ser redefinido

2021-02-21 15:55:39

Em função da evolução epidemiológica.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que «o Plano de Vacinação deve ser reajustável e redefinido em função da própria evolução epidemiológica e do nosso conhecimento e aprendizagem».

A grande prioridade do plano «é defender as faixas mais vulneráveis, que são as mais idosas e a partir dos 50 anos com comorbilidades». «Isso não significa que serviços essenciais [forças de segurança e bombeiros] não sejam também vacinados e muitos já o foram nesta fase», disse.

«É preciso perceber que este processo de vacinação não pode acorrer a todos ao mesmo tempo e que ocorre em linhas paralelas, que, ao mesmo tempo, vacinamos pessoas com mais de 80 anos e de 50 anos com comorbilidades e serviços essenciais, pois ainda continuamos a vacinar profissionais de saúde», sublinhou.

O Secretário de Estado disse que «não há ultrapassagens de ninguém à frente de ninguém». «O que há são prioridades, que devem ser consistentes, e situações que devem ser redefinidas em função das aprendizagens que vamos fazendo ao longo deste tempo – e é isso que estamos a fazer».

António Lacerda Sales referiu que a vacinação em Portugal está a decorrer «em alinhamento com a maioria dos países europeus», tendo já sido inoculados 6,3% da população, da qual 2,3% já com as duas doses.
Apesar dos atrasos nas entregas de vacinas pela indústria farmacêutica, afirmou-se esperançado que, no final do primeiro semestre, seja possível ter vacinado 3,6 milhões de pessoas, correspondendo ao que eram os objetivos da fase inicial do plano.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso