BOTICAS: Aprovada candidatura ao projeto ‘’Condomínio de Aldeia’’

2022-04-19 10:57:39

Programa é dirigido às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta.

A Câmara Municipal de Boticas viu aprovada a candidatura ao programa do Governo ‘’Condomínio de Aldeia’’ um mecanismo de “apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta”, e para o qual foi disponibilizado para o programa nacional 17,5 milhões de euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.
De acordo com a autarquia, esta candidatura tem como objetivo “proceder à reconversão de territórios classificados como matos ou floresta (territórios florestais) noutros usos, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens, o fornecimento de serviços ecossistémicos e o fomento da biodiversidade”.

O projeto foi alvo de votação na última reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) e aprovado por unanimidade, após apreciação por parte da CMDFCI.

Nesta reunião que decorreu, no edifício dos Paços do Concelho, a 7 de abril, foi ainda apresentado o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano de 2022. O POM 2022, instrumento que operacionaliza o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), em particular as ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, “teve a substituição do técnico afeto do Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal e sofreu alterações ao nível das áreas ardidas e da cartografia de apoio à decisão, fundamentada de acordo com os dados disponibilizados pelo ICNF”.

O encontro foi presidido pelo Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e contou com a presença de responsáveis de entidades ligadas à defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Regimento de Infantaria nº 19 de Chaves (RI 19), Guarda Nacional Republicana (GNR) de Boticas, Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB), entre outras entidades.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso