VALPAÇOS: Doentes vão pagar menos nas urgências do Hospital

2022-02-15 18:18:59

O Hospital da Misericórdia de Valpaços vai passar a cobrar aos utentes o mesmo valor que os beneficiários da ADSE pelo acesso ao Serviço de Apoio Permanente (SAP), vulgarmente conhecido por serviço de urgência de Valpaços.


A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, responsável pelo Hospital de Valpaços, vai igualar os valores do Serviço de Apoio Permanente (SAP) ao cobrado pelos beneficiários da ADSE, disse esta terça-feira esta Instituição de Solidariedade Social.

Assim, os doentes vão pagar menos nas “urgências” deste hospital numa lógica de “apoio de proximidade a toda a população, uma vez que a ARS Norte não financia o funcionamento dos SAP do setor privado ou social”, disse Altamiro Claro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços (SCMV).

O Serviço de Apoio Permanente, de atendimento urgente, está aberto desde fevereiro de 2022 com Consulta Aberta, Serviço de Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia (Raio X e TAC), com acordos com vários subsistemas de saúde (ADSE, SAD/PSP, SAD/GNR, IASFA) e com vários seguros de saúde. Este serviço funciona com uma equipa composta por médico, enfermeiro, técnico de radiologia e de análises clínicas, assistente administrativo e auxiliar de ação médica durante 14 horas mas “queremos alargar o horário para as 24 horas por dia”, assume o Provedor da SCMV.

O SAP, vulgarmente conhecido por serviço de urgência, funciona das 8h às 22h mas há muito que a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços e o Município de Valpaços “se comprometeram a envidar esforços no sentido de prolongar o horário do SAP, num futuro próximo, para as 24horas”,refere a Câmara Municipal e a Misericórdia em comunicado conjunto.

Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, Altamiro Claro refere que foi possível estabelecer acordos com a ARS Norte, que asseguram o funcionamento da Unidade de Cuidados Continuados, as Consultas e Cirurgias em sete especialidades, Análises Clínicas, Medicina Física e Reabilitação e Exames Complementares de Diagnóstico. “O único serviço que não tinha acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é o SAP e nós decidimos usar como referência o valor que pagam os utentes da ADSE para toda a população. Ou seja, por exemplo, uma consulta passará a custar ao utente o montante de 19,90 euros e os outros cuidados prestados no SAP seguem a tabela de Preços e Regras de Regime Convencionado”.

O Provedor da Misericórdia admite ser “um investimento muito grande, mas seremos compensados pelos outros serviços que o hospital disponibiliza, por exemplo com as cirurgias. Só este ano aproximamo-nos das duas mil cirurgias e neste momento já realizamos 63 cirurgias nas especialidades de oftalmologia, cirurgia vascular, urologia e cirurgia geral. Estamos a ter resultados positivos”.

O Hospital de Valpaços reabriu portas em novembro de 2019 após a assinatura a 10 de dezembro de 2016 de um Memorando de Entendimento entre a Misericórdia, o Município de Valpaços e a Administração Regional de Saúde do Norte.

Para a reabertura deste hospital a autarquia de Valpaços até ao momento já financiou em 1.9 milhões de euros com as obras de beneficiação e a dotação de equipamentos, num investimento total de cerca de 5 milhões de euros.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso